Desafios de MEI que faz a transição para Microempresa

JULIANA MORATTO, portal contábeis - 2024

Se você é um microempreendedor individual (MEI) e seu negócio está crescendo, pode ser que você precise mudar para o regime de microempresa (ME). Isso acontece quando você fatura mais de R$ 81 mil por ano, ou quando você precisa contratar mais gente, mudar o tipo de empresa, abrir filiais ou atuar em outras áreas que não são permitidas para o MEI.


Mudar de MEI para ME não é uma decisão simples. Você precisa estar preparado para as mudanças na gestão e nos impostos que você vai pagar. Por exemplo, se você faturar R$ 180 mil por ano, você vai pagar uma porcentagem diferente sobre o seu faturamento bruto, dependendo do seu ramo de atividade: 4% se for comércio, 4,5% se for indústria e 6% se for serviços. Além disso, você vai pagar 11% de contribuição previdenciária sobre o salário mínimo, em vez dos 5% que você pagava como MEI. E você vai ter que fazer isso em um documento separado, até o dia 20 de cada mês.


Outra coisa que você precisa fazer é registrar a sua empresa na Junta Comercial do seu estado.


Para isso, é bom contar com a ajuda de um contador profissional, que vai te orientar e fazer todo o processo de forma correta e rápida.


O contador também vai ser um aliado importante nessa nova fase do seu negócio. Ele vai te ajudar a cumprir as obrigações do dia a dia e a tomar as melhores decisões financeiras para o seu crescimento.


MICROFISCO CONSULTORIA • 13 de fevereiro de 2024

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM NAS SUAS REDES SOCIAIS

Por MICROFISCO CONSULTORIA 25 de outubro de 2024
com informações da receita federal
Por MICROFISCO CONSULTORIA 1 de outubro de 2024
com informações ad receita federal