IRPF 2023: mais de meio milhão de contribuintes baixaram o programa da declaração em menos de 12 horas

IZABELLA MIRANDA, portal contábeis - 2023

A Receita Federal se antecipou em quase uma semana e disponibilizou o programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023 nesta quinta-feira (9), pela manhã. O prazo para declaração só começa na semana que vem, no dia 15 de março, mas isso não impediu que quase 580 mil contadores e contribuintes já baixassem o programa em apenas 24 horas.

A autarquia informou que, até às 18h45 do mesmo dia de lançamento do programa - menos de 12 horas depois da disponibilização do software -, 578.845 downloads foram realizados no site da Receita.

Com a antecipação do programa gerador da declaração do IRPF 2023, os contribuintes podem iniciar a reunir seus documentos na plataforma, mesmo sem enviar de fato a declaração deste ano.

Em 2023, uma das principais mudanças do IRPF é a inclusão de novas prioridades na fila de restituição. Ou seja, quem utilizar a declaração pré-preenchida e quem inserir chave Pix no formato CPF terá prioridade na restituição.

Neste ano, o período do IRPF foi prorrogado e terá fim no dia 31 de maio, prazo superior ao que os contribuintes estão acostumados, seguindo uma tendência aplicada durante a pandemia de Covid-19, quando os prazos precisaram ser adiados.


Como baixar o programa do IRPF 2023 na Receita FederalNo site da Receita Federal, clique em “Imposto de Renda” e na sequência, no lado direito da tela do computador, clique em “Baixar o programa do Imposto de Renda” — o título aparece debaixo do tópico “Serviços”.

Quem quiser encurtar o processo, pode baixar o programa gerador do Imposto de Renda 2023 por aqui, no link oficial da Receita:

https://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/irpf/2023/irpf/arquivos/IRPF2023Win64v1.0.exe


MICROFISCO CONSULTORIA • 10 de março de 2023

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM NAS SUAS REDES SOCIAIS

Por MICROFISCO CONSULTORIA 20 de agosto de 2025
Manual Tecnico em Operações Fiscais com Dropshipping
Por MICROFISCO CONSULTORIA 25 de outubro de 2024
com informações da receita federal